Educação Infantil em SP | Piu-Piu – Escola Infantil

Faixa etária e estagiários
Períodos e horários

NOSSA ESCOLA

A ”PIU-PIU” Escola de Educação Infantil nasceu em 1981, ano em que duas jovens educadoras entrelaçaram seus destinos e com muita coragem e determinação transformaram um sonho em realidade. O AMOR, CARINHO E DEDICAÇÃO, desde o início sustentaram como princípio básico esta instituição.

Em nossa concepção Educação Infantil não é apenas uma fase escolar. É um momento muito especial, marcado pela descoberta do mundo, pelo acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. É na Educação Infantil que a criança aprende a se conhecer e, também, a conhecer o ambiente que a cerca, é um período repleto de estímulo, aprendizagem e conhecimento de um novo mundo composto de pessoas, valores e sentimentos.

Pensamos na Educação Infantil como um momento em que a vida escolar tem início e a criança começa a receber muitas informações, interiorizando o que quer para si. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é um grande desafio para nós educadores.

Nosso objetivo é estar em uma busca constante de novos conhecimentos e promover situações que tornem o universo do saber de nossos alunos, cada vez mais amplo. É de grande importância que a criança seja capaz de construir uma aprendizagem significativa, estabelecendo relação entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, utilizando-se dos recursos que dispõe, com o propósito de utilizar em seu dia-a-dia as novas aprendizagens.

INFORMAÇÕES

A “Piu-Piu” Escola de Educação Infantil é um estabelecimento de ensino autorizado, conforme Portaria de Aprovação de Regimento nº049 da Delegacia Regional de Educação – DREM –05 nº64/97 de 05/09/97, publicada em DOM de 11/09/97 e está sob jurisdição da Coordenadoria de Educação – Subprefeitura do Butantã.

Sua fundação é datada de 21 de novembro de 1981, com sede à Avenida Marechal Juarez Távora, nº 248, Super Quadra Morumbi, São Paulo, Capital.

A “Piu-Piu” Escola de Educação Infantil sofreu a sua primeira ampliação em 1983, passando a sede à Avenida Marechal Juarez Távora, nºs 248 e 220, Super Quadra Morumbi, São Paulo, Capital.

FILOSOFIA

Nossa proposta pedagógica é fundamentada na Teoria Sócio-Construtivista, a criança constrói seu conhecimento a partir de suas próprias experiências, na interação com o mundo e com as pessoas que fazem parte de seu Universo, respeitando a individualidade e as diferenças de cada um.

Nosso compromisso educacional caracteriza-se por considerar os alunos seres ativos e pelo fato de os professores realmente se ocuparem de proporcionar situações que propiciem a construção do conhecimento sólido, prazeroso e significativo. As propostas que norteiam nossa filosofia educacional são desenvolvidas em projetos interdisciplinares com o objetivo de despertar no aluno atitudes investigativas, reflexivas, éticas e humanísticas, através de atividades desafiadoras, criativas e lúdicas dentro de um ambiente apropriado, limpo, arejado e acolhedor.

Visa também oferecer ao educando situações que propiciem a formação de uma consciência moral e autônoma, tornando-o capaz de aplicar seus conhecimentos de maneira adequada e eficiente, dando sentido prático às aprendizagens adquiridas e empregá-las na escola e na prática social.

DIDÁTICA

O conhecimento da realidade em que vive o aluno e sua origem é o alicerce e o fundamento que determina a ação e o princípio pedagógico do professor. Desta forma a escola e a família devem estar integradas para juntas acompanharem o desenvolvimento dos alunos.

É de fundamental importância para que o desenvolvimento escolar ocorra satisfatoriamente que o trabalho realizado na escola tenha uma pedagogia de pesquisa e projetos para garantir resultados significativos. Diante desse aspecto, é o aluno que deve perceber, experimentar, compreender, conceituar, racionar, discursar e transformar. Sem a atuação do aluno não há aprendizagem. Todo conhecimento é proveniente da ação.

A postura do professor como mediador na interação dos alunos entre si, o meio social e os objetos de conhecimento, é de grande importância na aplicabilidade dos princípios pedagógicos, pois é por seu intermédio que o aluno encontrará os instrumentos e as técnicas sistematizadas do conhecimento.

E assim com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o aluno busca a conquista dos quatro pilares da educação:

• Aprender a conhecer
  • Aprender a fazer
  • Aprender a conviver
  • Aprender a ser

ESTRUTURA FÍSICA

Para que os nossos alunos convivam num ambiente prazeroso e totalmente seguro, oferecemos aproximadamente 1.000 m² distribuídos por:

• Pomar: ampla área verde com árvores frutíferas;
  • Bosque
  • Horta
  • Parques
  • Casinhas de boneca
  • Mini quadra
  • Pátio com pista
  • Pátio coberto para recreação e aulas de esporte
  • Brinquedoteca
  • Sala de leitura e vídeo
  • Refeitório
  • Sala de descanso
  • Ateliê de Educação Artística
  • Sala de Musicalização
  • Berçário: lactário, refeitório, dormitório e amplas salas para estimulação
  • Salas de aula equipadas com material e mobiliário adequados a cada faixa etária

Investimos em realizar um bom trabalho voltado para as crianças de 0 meses até 5 anos (do Berçário até a Pré-Escola), no intuito de oferecer um serviço diferenciado, em benefício ao seu bem mais precioso "o seu filho". Respeitando e procurando compreendê-lo como um ser que é formado não só de aspectos físicos, mas um ser que pensa, interage, questiona, tem medos e inseguranças e que precisa de um espaço, repleto de muito amor. Porém, sabemos que nós nunca poderemos ser iguais ou melhores que seus pais. O que realizamos é transformar nosso ambiente no mais familiar possível.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

• Diretora Educacional – Edina Rossi de Carvalho Andreotti
  • Diretora Financeira – Zélia Midori Miyoshi
  • Orientadora Pedagógica – Gabrielle Alves