Nossas atividades

Em um ambiente agradável, com um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo e feliz, temos uma equipe realmente preparada para acompanhar a criança em seu processo de desenvolvimento.

Formação pessoal
Conhecimento do mundo
Linguagem oral
Linguagem escrita
Natureza e sociedade
Conhecimento lógico
Língua estrangeira
Educação artística
Prática de esportes
Arte e corpo

FORMAÇÃO PESSOAL

  • Identidade
  • Autonomia
  • Convivência Social
  • Jogos e Brincadeiras

CONHECIMENTO DO MUNDO

  • Linguagem Oral
  • Linguagem Escrita
  • Natureza e Sociedade
  • Conhecimento Lógico Matemático
  • Língua Estrangeira
  • Prática de Esportes; Expressão corporal, Judô e Ballet
  • Musicalização
  • Educação Artística
  • Teatro

LINGUAGEM ORAL

Durante uma conversa informal ou um momento de RODA as crianças podem ampliar suas capacidades comunicativas, como a fluência de falar, perguntar, expor suas idéias, dúvidas e descobertas, ampliar seu vocabulário e aprender a valorizar o grupo como instância de troca e aprendizagem. Pode-se também promover uma aproximação da linguagem por meio de situações como ler histórias, cantar ou entoar canções, declamar poesias, reproduzir parlendas, textos de brincadeiras infantis etc.

LINGUAGEM ESCRITA

As crianças em seu processo de alfabetização, o qual inicia quando a criança, na fase da garatuja, diferencia o desenho a escrita; constroem hipóteses sobre o que a escrita representa. Hipóteses estas que evoluem de uma etapa inicial, em que a escrita ainda não é uma representação do falado para uma etapa em que ela representa a fala por correspondência silábica e, por fim chegando a uma correspondência alfabética, esta sim adequada à escrita convencional.

NATUREZA E SOCIEDADE

O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e dúvidas. Trabalhos são elaborados para que as crianças sejam instigadas a relatar acontecimentos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, conhecer diferentes contextos históricos, sociais e naturais, tentar localizá-los no espaço e no tempo. Podem também trocar idéias e informações, debatê-las, confrontá-las, distingui-las e representá-las, aprendendo aos poucos, como se produz um conhecimento novo ou por que as idéias mudam ou permanecem.

Temos consciência que esses domínios e conhecimentos não se consolidam nesta etapa educacional, porém enriquecem a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções.

CONHECIMENTO LÓGICO E MATEMÁTICO

As crianças, desde o nascimento estão imersas em um universo em que os conhecimentos matemáticos são parte integrante e constante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, elaborar regras para as brincadeiras, mostrar com os dedos a idade etc. Fazer matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outros. Dessa forma as crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções.

Na aprendizagem da Matemática o problema adquire um sentido muito precioso. Não se trata de situações que permitam "aplicar" o que já se sabe, mas sim que possibilitam produzir novos conhecimentos a partir dos conhecimentos que já se tem e em interação com novos desafios.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Learning FunO ensino da língua inglesa é introduzido para os alunos dos Níveis IV, V e VI como parte do currículo intra-curricular, o qual tem por objetivo propiciar a oportunidade de iniciar o contato com uma língua estrangeira de forma lúdica e prazerosa. As aulas são ministradas pela professora Fernanda Silveira, Pedagoga com especialização na International Summer School - London. Com curso extracurricular oferecemos turmas a partir de 2 anos em parceria com a Learning Fun.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

O ato de desenhar ou pintar é carregado de significados e reflete as experiências vividas pela criança em relação aos objetivos do desenho.

O mundo visto sobre os olhos da criança deixa entrever sonhos, dúvidas e sentimentos e mostra elementos indicativos do seu desenvolvimento emocional, intelectual e social.

A criança tem a oportunidade de produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Educação física

As aulas de Educação Física são ministradas pelo professor Mario Galluzzi, a partir do Nível III. São diversos os momentos em que a educação física se faz presente: no pátio, no faz de conta, interpretando uma história ou tema em estudo. Brincar é uma necessidade, uma forma de expressão, de aprendizado e de experiência, além de exercitar o movimento do corpo, a criatividade e a fantasia. Brincando a criança organiza o mundo, domina papéis e situações e se prepara para o futuro.

Judô

O Judô é uma das artes marciais mais conhecidas. Além de trabalhar a defesa pessoal, ajuda na concentração, disciplina e consciência corporal.

Essas aulas são ministradas pelo professor Fernando Francisco Alves, integrante da Federação Brasileira de Judô. Esta prática esportiva é oferecida semanalmente do Nível III ao Nível VI. Anualmente realizamos a Cerimônia de Graduação, momento de grande apreciação dos alunos e familiares ao participarem da troca de nível e cor de faixa dos alunos.

ARTE E CORPO

Ballet

Desenvolvendo o ritmo e a consciência corporal, o corpo de ballet da “Piu-Piu” encontra-se uma vez por semana sob a orientação da professora Marília Bombardi de Souza. O ballet é classificado como aula extracurricular na qual é desenvolvida exercícios de Baby Class, criando coreografias que vêm sendo apresentadas em mostras de dança e festas comemorativas.

Esta atividade é ministrada para as alunas do Nível III ao nível VI.

Teatro

A oficina de teatro "FAZENDO ARTE" em parceria com a “Piu-Piu” desenvolve uma proposta inovadora, a partir de uma metodologia dinâmica e moderna que respeita individualmente o potencial de cada aluno, mesmo dentro das atividades coletivas. Isso significa que o aluno será estimulado a superar seus limites, vencer a timidez, desenvolver o gosto pela leitura e melhorar sua comunicação e expressão corporal, desenvolvendo uma atividade cultural descontraída e agradável. Com conteúdo sempre adequado às necessidades da faixa etária de cada turma, orientados por profissionais da área.

Musicalização

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sentimentos e pensamentos, por meio da organização entre o som e o silêncio. O contato espontâneo e intuitivo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brincadeiras rítmicas, jogos de batimentos de mãos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidade de expressão que passam pelas esferas afetivas, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados.

A professora Adeli Marina Crespim de Moraes além de ministrar as aulas extracurriculares a partir dos três anos atua com o mesmo objetivo nas aulas para o Nível II e no trabalho do coral dentro do currículo atual para os demais níveis.

Av. Marechal Juarez Távora, 220/248/262, Super Quadra Morumbi, São Paulo SP - Cep 05750 000 - Tel.: (11) 3743-2449 / 3742-8280
Site by Oesp